Nas fotos abaixo, vê-se o antigo PALÁCIO LEOPOLDINA, o PALÁCIO ESQUECIDO pelos cariocas e pelo restante do Brasil, e os seus primeiros ocupantes, a princesa Leopoldina Thereza e seu filho, o príncipe Pedro Augusto.
Tal Palácio foi um presente nupcial do Governo Imperial à segunda filha do Imperador Pedro II, a princesa Leopoldina Thereza, quando esta se casou com o Duque de Saxe, em 15 de dezembro de 1864.
O casal pouco tempo morou neste Palácio, pois que foram residir na Europa em 1867.
Ficava o Palácio Leopoldina nas terras do antigo Caminho do Parque, depois chamado de "Rua do Duque de Saxe" e, atualmente, a rua se chama "Rua General Canabarro", no bairro do Maracanã, próximo do Estádio Mário Filho e da Universidade Veiga de Almeida.
Como o povo brasileiro não tem memória mesmo a preservar (!!!), o Palácio foi demolido para, em seus terrenos, estar hoje construído o CENTRO TECNOLÓGICO CELSO SUCKOW DA FONSECA, o conhecido CEFET, inaugurado em 07 de outubro de 1944.
Os dois filhos mais velhos dos Duques de Saxe - O Príncipe Pedro Augusto - o "Príncipe Maldito", nos dizeres da historiadora Mary Del Priore, e o seu irmão, Príncipe Augusto Leopoldo - residiram nele até à Proclamação da República, em 15/11/1889, quando foram expulsos do Brasil junto com os outros membros da Família Imperial.
Os jardins do Palácio Leopoldina eram dos mais belos que o Rio de Janeiro já conheceu.
Esse país se tornou uma vergonha para todos nós, inclusive àqueles que deram o seu sangue pela nação.
ResponderExcluirUma vergonha este descaso com o patrimônio histórico. Nossa memória indo água abaixo.
ResponderExcluirLindo Palácio que deveria ter virado um museu
ResponderExcluir