quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

IGREJA DE SÃO PEDRO DOS CLÉRIGOS

             Já se faz notório o dito que o brasileiro comum não tem memória cultural. Não tem mesmo, porque não lhe ensinaram a ter. Não ensinaram ao brasileiro comum a estimar os seus bens artísticos e históricos, e por conta disso (e de decisões políticas equivocadas), muitos desses bens tiveram o triste fim da demolição, como o que apresento agora - a Igreja de São Pedro dos Clérigos. Essa Igreja, uma construção de meados do Século XVIII, ficava na esquina da rua de São Pedro (demolida também), com a atual rua Miguel Couto (até 1936 se chamava rua dos Ourives), no Centro do Rio de Janeiro. Inaugurada em 1742, duzentos anos depois, em 1942, foi posta abaixo para que fosse aberta a Avenida Presidente Vargas, RJ.

             O antigo Historiador Gastão Cruls afirmou num de seus trabalhos que a perda desta Igreja "foi irreparável para o patrimônio histórico e artístico da cidade; pelo seu corpo em rotunda, com quatro arcos, e zimbório à maneira dos templos romanos, não temos outra que se lhe possa comparar."

              Na Igreja de São Pedro dos Clérigos nasceu o Colégio Pedro II; nela havia um altar de São Gonçalo Amarante, o casamenteiro dos velhos, e nela o Imperador Pedro II ouvia missa no dia de seu aniversário, a 2 de dezembro de cada ano.

              Fica o registro da antiga São Pedro dos Clérigos, na foto postada.
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário