quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O SOLAR DO VISCONDE VAI CAIR!!! CADÊ AS PROVIDÊNCIAS???

O Solar do Visconde de São Lourenço, localizado na cidade do Rio de Janeiro, na esquina da Rua do Riachuelo (antiga rua de Matacavalos) com a Rua dos Inválidos, bairro do Centro, é um prédio em estilo colonial português, com três pavimentos, cuja construção foi iniciada ainda no século XVIII. O endereço correto é rua dos Inválidos nº 193.
Foi adquirido em 1820 pelo Ministro Targine, Visconde de São Lourenço, Ministro do Rei Dom João VI.
Após a morte do Visconde sediou o Colégio Marinho, entrando em total declínio no século XX, quando foi transformado em casa de habitação coletiva com lojas no térreo.
Apesar de tombado em 1938 pelo IPHAN, isto não o livrou da ruína, agravada por um incêndio na década de 1990, que o destruiu ainda mais.
Atualmente, está praticamente irreconhecível. Só tem três paredes e seu espaço interno é utilizado como estacionamento. Grudado nele está o Condomínio Cores da Lapa. Não sei como poderá ser reconstruído, se é que vai sê-lo. Há anos tramita no Ministério Público Federal do Rio o procedimento administrativo para apurar responsabilidades, mas até agora não deu em nada! Coisas do Brasil...


Vemos nas fotos o antigo proprietário, o Visconde de S. Lourenço, e o prédio quando ainda estava inteiro e atualmente, uma ruína vergonhosa para a história carioca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário